Discussão dos conhecimentos atuais de genética molecular e suas aplicações em produção e melhoramento animal. Estudo de metodologias de estimação de componentes de (co)variância, parâmetros genéticos e valor genético em populações animais. Aplicação de ferramentas computacionais no melhoramento animal.
Aplicação dos princípios básicos da genética e da biologia molecular ao estudo de doenças humanas. Contribuição do estudo das doenças humanas para compreensão da biologia humana. Avanços recentes métodos diagnósticos e perspectivas terapêuticas. Avanços biotecnológicos no monitoramento de doenças. Reconhecer os diferentes tipos de câncer; Reconhecer os diferentes fatores de risco para o desenvolvimento do câncer; Reconhecer as ferramentas de análise molecular disponíveis atualmente para o diagnóstico e prevenção do câncer.
A disciplina se propõe a estudar as frequências, classificação e impacto das doenças genéticas. Malformações congênitas. Anomalias cromossômicas numéricas e estruturais e suas consequências clínicas. Erros inatos do metabolismo. Infertilidade e abortamentos de repetição. Reprodução assistida: fertilização in vitro e teoria da clonagem humana com seus aspectos éticos e legais. Genética associada a doenças neurológicas. Genética do câncer. Triagem neonatal. Tratamento das doenças genéticas. Diagnóstico pré-natal. Aconselhamento genético e seus aspectos éticos e legais.
A disciplina tem por objetivo fornecer a fundamentação teórica para as principais ferramentas utilizadas nos procedimentos de engenharia genética: PCR, eletroforese, sequenciamento, hibridização de ácidos nucleicos, endonucleases de restrição, vetores de clonagem e expressão, transcrição reversa, transformação de células, RNAi e expressão hereróloga.